Mulher vs Engenharia: Expectativa vs Realidade
- Valeria Neri dos Santos
- 28 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
A mulher e a Engenharia já ao longo de anos vem desenvolvendo uma relação de amor, cumplicidade e trocas, porém, a grandes mitos a serem desmistificados no relacionamento entre essas duas personagens importantíssimas.
Ao adentrar uma graduação de engenharia, neste post será abordado a engenharia civil, mas com certeza se abrange á outras

engenharias, as mulheres se deparam com um cenário totalmente diferente do imaginado. Na minha vez de viver esta experiência eu fui com minha mochila nas costas, e dentro dela além dos materiais de praxe como caderno, canetas e outros ali dentro era transportado muita expectativas, expectativas essas que foram se desmoronando aos poucos, e não pense que isso foi ruim, muito pelo contrário, foi extremamente importante para meu crescimento pessoal e profissional.
Alfabetizada em escola pública, minha base escolar era muito precária para o nível que iria enfrentar, no primeiro semestre fui bombardeada, literalmente, reprovei em quase todas as matérias do semestre, exceto duas, e me lembro muito bem que uma das que passei foi "Algoritmo e programação" uma da matérias que achava mais difícil, mas que me dedicava muito, talvez esse seja o ponto, fiquei tão preocupada com uma matéria que me esquec8i das outras... Mas isso não vem ao caso agora, quero focar nas expectativas que aos poucos foram se desvaindo da minha mochila (do meu ser), primeiramente para uma moça tímida encontrar uma sala de aula com mais de 100 pessoas, sendo que, 80% eram homens e 20% mulheres, isso exagerando muito, creio que essa porcentagem de mulheres era menor. Após esse choque de realidade, pensei em mudar de curso, achei que aquilo não era pra mim, encontrei pessoas maravilhosas que me mostraram alguns pontos importantes e dei continuidade no meu curso, e dentro deste curso posso dizer: Sou quem sou hoje porque me graduei em engenharia civil.
E a você mulher que também já se formou e já atua na área incentive outras meninas mulheres a serem o que elas desejam ser, as atividades desenvolvidas por mulheres hoje já foi comprovado sua eficiência, desmistificando a pouca produtividade feminina que dantes era cultivada. Os obstáculos que encontrei não foram o bastante para me pararem, e hoje olhando para minha trajetória sei o que passei, o que enfrentei e sim, sou muito orgulhosa por ser Mulher, Negra, Esposa e Mãe graduada em Engenharia civil, esse texto é pra você mulher que deseja cursar alguma graduação e se sente desencorajada, saiba que Eu Valeria Neri dos Santos consegui, e você também consegue, nunca direi que será fácil, porém, valerá muito a pena.
Comments